87% dos brasileiros aprovam a paralisação, segundo Datafolha

Pesquisa divulgada pelo Datafolha na última terça-feira, 30, aponta que 87% dos brasileiros aprovam a paralisação dos caminhoneiros, que já segue em seu décimo dia. O estudo foi feito por meio de entrevistas telefônicas com 1.500 pessoas e tem margem de erro de três pontos percentuais. São contrários à greve 10%, enquanto 2% se dizem indiferentes e 1% não souberam opinar.
Dentre os entrevistados, 56% consideram que as paralisações devem seguir, contra 42% que acreditam que os bloqueios devem cessar. O apoio é homogêneo nas cinco regiões do País e a desaprovação é maior entre a parte da população mais rica e mais velha. A pesquisa aponta que 92% dos brasileiros acham que a causa dos caminhoneiros é justa, apoiando as paralisações ou não.
Segundo o Datafolha, os entrevistados não tiveram tanta dificuldade para encontrar produtos nos supermercados. Apenas 10% afirmaram ter “muita dificuldade” para comprar, contra 75% que disseram não encontraram empecilhos. O maior problema foi para abastecer: 53% dos entrevistados se disseram prejudicados.
Dos ouvidos, 51% relataram ter deixado de fazer algumas das atividades apresentadas na pesquisa, contra 49% que mantiveram a rotina. Dentre os esntrevistados, 26% relataram cancelamentos na viagem do feriado de Corpus Christi, nesta quinta, 31, e 28% disseram que não irão viajar. 67% seguiram com seus planos anteriores e 61% aproveitarão a folga.
Redação O POVO Online