Bolsistas da Funcap denunciam atraso no pagamento

Bolsistas de iniciação científica, mestrado e doutorado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) lançaram uma nota de repúdio na última sexta-feira, 7, contra o atraso no pagamento da bolsa referente ao mês de janeiro deste ano. De acordo com pesquisadores, a última bolsa foi paga em dezembro de 2019. Em nota, a fundação divulgou uma data para liberar a verba.

Os bolsistas afirmam ainda que “dependem dessa verba para realizar suas atividades de pesquisa, como também para o seu sustento pessoal, tendo em vista que a própria instituição não permite outros vínculos empregatícios para quem é contemplado com esse auxílio de pesquisa”.

A Funcap informa que desde 2015 busca honrar o compromisso de realizar os pagamentos dos bolsistas até o 5º dia útil de cada mês. “Eventualmente, por questões de força maior, isto não é possível”. Ainda segundo a fundação, janeiro “é o mês de ajuste dos vários sistemas para o orçamento do ano vigente, o que pode ocasionar algum atraso, mas a situação já foi normalizada”.

A última bolsa, segundo a Funcap, foi paga no dia 23 de dezembro de 2019 e o pagamento referente ao mês de janeiro deve acontecer no próximo dia 12 de fevereiro. “A Funcap já recebeu autorização para realizar o pagamento das referidas bolsas amanhã, dia 11/02. Os recursos estarão disponíveis para saque no próximo dia 12/02”.

A Funcap ressalta que devido ao término do ano fiscal, em dezembro de 2019, foram realizados os pagamentos dos bolsistas de doutorado, mestrado e iniciação científica referentes aos meses de novembro e de dezembro até o dia 23 de dezembro.

FONTE: O POVO ONLINE