Cândido defende Future-se em posse como reitor da UFC

Cândido Albuquerque, ao lado do ministro Abraham Weintraub (esquerda), defendeu o projeto Future-se

ândido Albuquerque tomou posse ontem, 22, como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), em cerimônia na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O professor e, mais recentemente, diretor da Faculdade de Direito foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira, 19. A gestão dele sucede a do professor Henry de Holanda Campos e vai até 2023.

Durante a posse, o novo reitor destacou o programa Future-se, proposto pela Governo Federal. Para Cândido, a adoção de políticas institucionais voltadas ao empreendedorismo e inovação representará a inauguração de uma nova era.

“A universidade brasileira precisa acordar para essa nova realidade do mercado de trabalho, precisamos dar aos nossos alunos novas e modernas habilidades para que estejam preparados para o futuro. Precisamos inovar, empreender e internacionalizar as novas ações. E o programa Future-se contará com a nossa contribuição”, afirmou o reitor.

Dois dias antes, em sua primeira entrevista após a nomeação, Albuquerque disse à rádio O POVO CBN não ser “contra ou a favor” do programa. “Só com ele formatado é que poderemos ter posição”, disse na ocasião. Lançado em 17 de julho, o Future-se está sob consulta pública até o próximo dia 29.

Ao O POVO, Glauco Lobo Filho, professor do curso de Medicina da UFC e futuro vice-reitor, informou que a cerimônia contou com a presença de autoridades, como o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O deputado federal Pastor Dr. Jaziel (PR-CE) e a deputada estadual Dra. Silvana (PR-CE) também estavam no local.

“É um projeto que vínhamos amadurecendo, uma nova maneira de gestão. Não que a anterior a gente considere inadequada. Pelo contrário, o professor Henry fez o trabalho dele, de uma forma correta e coerente. Mas nós somos a favor de mudanças”, comentou Glauco.

Fonte: O POVO Online