Conheça o método da Blive para passar no vestibular

Cuidado do aluno, acompanhamento e orientação do seu estudo com técnicas, ferramentas, estratégias e desenvolvimento cognitivo-emocional. É assim que a Blive, empresa especializada em vestibulares de Medicina e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), trabalha para preparar os estudantes. Criada há seis anos sob o nome Espaço Med, em Campina Grande (PB), a empresa chegou a Fortaleza em 2018 e tem planos de continuar se expandindo pelo Nordeste.

A ideia surgiu a partir da experiência pessoal de Paulo Santiago que, apesar de aprender a ler somente aos 17 anos, conseguiu ser aprovado em 22 vestibulares, cinco anos depois. A partir desse sucesso, ele percebeu que seu método de estudo era eficiente e inovador, decidindo, então, compartilhá-lo com outras pessoas. Atualmente, além de fundador da Blive, Paulo é formado em coaching pela Febracis, bacharel em Direito pela UFC e está no ultimo ano de medicina na UFCG.

“Já não faz mais sentido cansar o aluno dentro de uma sala de aula, onde ele não é convidado a construir o conhecimento e assiste passivamente. O que eu via eram muitos alunos no cursinho tradicional com muitas aulas, muitos alunos em uma sala, sem ninguém para escutá-los. É muito difícil ele ter sucesso quando não é cuidado, orientado, entende? Também percebi que o emocional do aluno destruía o rendimento dele. Então, ter o emocional controlado, metas claras e técnicas de estudo diferenciam nosso aluno do aluno comum. A Blive nasceu para responder a angústia desse aluno que se sentia invisível”, explica Paulo.

Ao ingressar no curso, o estudante passa, primeiramente, por uma entrevista pela qual será possível avaliar as potencialidades, as deficiências de conteúdo e o estado emocional do indivíduo. Por meio dessa avaliação, é possível traçar um plano de trabalho para maximizar seus resultados e corrigir seus pontos fracos, sendo acompanhado através de metas diárias, semanais e anuais.

“É um programa de treinamento de 30 semanas com seis semanas de revisão no qual a matéria é fracionada em pequenas porções, facilitando sua compreensão. Além disso, ele revisa diariamente o conteúdo estudado, chegando a revisitar os assuntos até nove vezes durante o programa. Você cumpre uma pequena tarefa que te habilita a completar a próxima, e é isso que gera uma série de neurotransmissores que ajuda a manter a rotina de estudos. São apenas dois assuntos novos por dia, um pela manhã e outro à tarde”, indica Samuel Gurgel, médico cofundador do método e sócio da Blive.

De acordo com ele, o conteúdo reduzido facilita a compreensão e é mais facilmente assimilado, levando à sensação de dever cumprido e criando mais autoestima e feedback positivo em relação à capacidade de cumprir tarefas.

Metodologia de ensino

A sequência didática é composta por um material teórico de apoio dividido em fascículos, videoaulas, exercícios comentados e propostos, que são vinculados à plataforma online, onde é possível acompanhar o rendimento, tempo gasto, questões de maior dificuldade, entre outros indicadores de performance do aluno, para um efetivo cuidado e acompanhamento dele. Todos os dias ele revisa o conteúdo estudado nas semanas anteriores. Ao final do dia, após já ter estudado de fato a matéria, o aluno tem um momento de sala de aula com professor, utilizando o que chamamos de sala de aula invertida, para aulas expositivas, rodas de discussão, debates, laboratórios e tiradas de dúvidas, otimizando o tempo do aluno, tornando o processo muito mais eficiente e prazeroso para o binômio aluno-professor.

Os estudantes contam com todo um suporte através de monitorias em tempo integral, laboratórios de redação, simulados mensais, e ao final de todo esse processo passam por uma maratona de seis semanas de revisão. Ao todo, o aluno da Blive resolve mais de 15 mil questões durante o programa de maneira eficiente, sem parecer uma tarefa árdua e entediante.

Samuel revela que, além do treinamento cognitivo, são oferecidos ciclos de palestras com temas sobre espiritualidade, desenvolvimento emocional e gestão das emoções, funcionamento da mente, cérebro e memória, técnicas de memorização, gestão do tempo de prova, estratégias de provas e questões, além de momentos de relaxamento, meditação, exercícios de respiração, exibição de documentários, entre outros aspectos para crescimento, desenvolvimento e fortalecimento do ser humano que é o aluno. “Ele vai aprender a produzir, cuidar do corpo, da alimentação, a descansar, a ter uma mente mais forte, a resistir aos obstáculos. É um cuidado integral”, destaca o médico.

A palavra integral não é usada em vão. Apesar de o tempo mínimo de estudo dos alunos do centro ser de oito horas, a maioria dos estudantes permanece no espaço durante o dia inteiro. A estrutura conta com biblioteca, salas de aula, cabines de estudo individuais, banheiros com chuveiros, cozinha completa, área de descanso e amplo espaço de convivência ao ar livre.

Os interessados na metodologia da Blive podem ingressar a partir de fevereiro. A duração do programa é até o Enem. Além do anual, são oferecidos cursos intensivos voltados para o vestibular das faculdades particulares, Unifor e Unichristus, que ocorrem no primeiro semestre.

Serviço
Blive

Onde: Rua José Vilar, 2119 – Dionisio Torres, Fortaleza (CE)
Contato: (85) 3393.6779 (85) 994379208 (WhatsApp)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 22 horas, e aos sábados, das 8h às 17 horas

FONTE: O POVO ONLINE