Cratera que se formou no Papicu continua aberta

FORTALEZA, CE, BRASIL,25.03.2019: Cratera feita pelas chuvas continua aberta no Papicu, rua desembargador Lauro Nogueira.  (Fotos: Fábio Lima/O POVO)

Permanece aberta a cratera que se formou na rua Desembargador Lauro Nogueira, no Papicu, após chuva forte na manhã do último sábado, 23. A previsão da Prefeitura, se não cair sobre a Capital outra chuva intensa, é de que o restauro da via seja concluído

até amanhã, 27.

Na região, o que se comenta entre os moradores é que o desabamento da pista era previsível. Jairo Mendes, 62, e Edite Crispina da Silva, 63, afirmaram que há pelo menos três anos o chão se abre naquele mesmo trecho da Lauro Nogueira, esquina com a rua Júlio Azevedo. No entanto, de acordo com eles, que acreditam que o desastre teria sido maior se a chuva intensa tivesse perdurado, o buraco formado nunca havia sido tão grande.

“A manilha (tubo de concreto armado que pode ser utilizado para canalização de fluidos) já estava quebrada, isso já tinha sido observado pela população, mas fizeram só um paliativo”, criticou Jairo. “Todos os anos isso se abre. Tanto faz ser com ou sem chuva. A gente já foi várias vezes à ‘televisão’ (imprensa), mas agora foi demais”, completou Edite.

A Prefeitura admitiu que o asfalto da Lauro Nogueira cedeu devido a uma quebra de manilha que comprometeu, também, a rede de drenagem municipal que é de responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Garantiu, contudo, que equipes de engenharia do Município e do Estado trabalham desde sábado para cumprir o reparo, que, neste momento, consiste em recuperação de base e de pavimentação asfáltica.

Por outro lado, moradores também relataram que, desde que a rua Lauro Nogueira se transformou em binário, recebendo nova pavimentação e nova padronização de calçamento, a água da chuva não tem conseguido escoar. Durante as precipitações, a água “empoça e, com duas, três horas, quando a chuva vai parando, some”, narrou Edite. Mas, não sem antes inundar as casas e obrigar os moradores a construírem barreiras para impedir o avanço pluvial, lembrou. “Acontecia (de alagar), na minha casa já entrava, mas era coisa pouca. Não

como agora”.

Orçadas em R$ 9,4 milhões, as obras de extensão do binário da Santos Dumont, que contemplam a rua Lauro Nogueira, devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.

Cagece

Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará informou que concluiu no último domingo, 24, o reparo das tubulações de água e esgoto do local e o aterramento da área, até o nível da galeria de drenagem. Os demais reparos são de responsabilidade da Prefeitura.

Desvio de tráfego

Enquanto estiver sendo recuperada a rua Desembargador Lauro Nogueira, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sugere para condutores o seguinte desvio:

Existem dois bloqueios: um na R. Lauro Nogueira com R. Batista de Oliveira e outro na R. Pereira de Miranda com R. Júlio Azevedo. O desvio se dá da seguinte forma: os condutores que trafegam na R. Desembargador Lauro Nogueira, no sentido Praia-Centro, deverão dobrar à esquerda na R. Batista de Oliveira, acessando assim, a Av. Santos Dumont. Já os que trafegam na R. Júlio Azevedo, poderão dobrar à direita ou à esquerda na R. Pereira de Miranda, tendo acesso à Av. Engenheiro Santana Júnior.

Fonte: O POVO Online