Grupo cearense lança “Netflix dos Imóveis”

Já percebeu como empresas de TV tiveram que se reinventar com o avanço de serviços de streaming como Netflix, que cobra por um acesso mensal, desburocratizado e sem contratos de longo prazo? A mesma coisa pode estar acontecendo no mercado imobiliário.

J.Simões Engenharia, um dos maiores grupos da construção civil do Estado, prepara o lançamento de um aplicativo que está sendo chamado pelo mercado de “Netflix dos Imóveis”. É o AppAlugue.com, um aplicativo baseado em nuvem para a “assinatura de apartamentos”.

O aplicativo funcionará como intermediador entre os proprietários de apartamentos do J.Smart, a marca de apartamentos inteligentes da construtora, e pessoas que desejem “assinar a moradia”.

Diferente do modelo tradicional do aluguel, o sistema proposto pelo AppAlugue.com para o J.Smart será baseado em contratos por temporada em apartamentos mobiliados, ou seja, os usuários poderão contratar pelo tempo que o usuário julgar necessário.

Esse modelo de negócio já é realidade em vários lugares do mundo e tem gerado retornos interessantes aos proprietários dos imóveis, visto que o aluguel por temporada é mais rentável do que o tradicional e dá mais flexibilidade ao usuário/morador que é um millennial e tende a preferir mobilidade a estar preso a contratos de longo prazo.

Diferentemente de outros modelos que adotam a total desintermediação, como o caso do Quinto Andar, startup que está mudando o cenário do mercado de locações no Brasil, a J.Simões deve trabalhar com o modelo de parcerias com imobiliárias e corretores de imóveis. “Acreditamos no modelo de parceria com profissionais que estejam dispostos a abraçar novas ideias”, avalia Daniel Simões, diretor comercial da J.Simões Engenharia e idealizador do J.Smart.

O modelo é focado na experiência do usuário, e umas das vantagens é que o morador não necessariamente precisará de um fiador para assinar o contrato. “O mercado está mudando, e o cliente poderá substituir o fiador por um seguro fiança emitido via aplicativos”, explica Daniel Simões.

O conceito é parecido com o adotado com algumas empresas do ramo automobilístico, como a própria Toyota, que recentemente lançou o Toyota Mobility Services, que permite ao usuário usufruir de um automóvel sem precisar adquiri-lo.

O foco do J.Smart e da AppAlugue.com são pessoas que moram sozinhas e pequenas famílias. Que, por sinal, já são a grande maioria da população de Fortaleza. Em estudo recente, foi constatado que 56% dos domicílios da Aldeota são ocupados por até duas pessoas e que o tamanho médio da família cearense é de apenas 2,8 pessoas.

Áreas compartilhadas no J.Smart

Os imóveis oferecidos são de uma ou duas suítes, variando de 37,30 m² à 51,87 m² com modulações de até 103,30 m².

Apesar das pequenas metragens, o J.Smart abusa de áreas compartilhadas. O conceito é retirar de dentro das unidades tudo aquilo que não é usado no dia a dia do morador ou, nesse caso, o “assinante”.

J.Smart José Vilar conta com um CoWorking integrado ao empreendimento para que o morador possa morar e trabalhar no mesmo local. Outro ponto interessante são as lavanderias compartilhadas e os vestiários de serviço para que o morador possa lavar suas roupas ou mesmo contratar o serviço de diaristas através de um aplicativo próprio, o J.Smart Advisor.

O empreendimento ainda conta com Academia profissional, Sky Lounge e um Rooftop Gourmet na cobertura do empreendimento. Os moradores ainda contarão com a comodidade de um Café e Loja de Conveniência no térreo do empreendimento.

Outro fator interessante é o reduzido custo de condomínio desses empreendimentos, que usam e abusam da tecnologia para gerar eficiência de utilização. Estima-se que com o uso de aplicativos para o controle de acessos ao empreendimento é possível reduzir em até 40% o valor do condomínio, previsto para custar em torno de R$ 350.

A da J.Simões Engenharia está em vias de apresentar ao mercado o apartamento decorado do J.Smart José Vilar em avant-première para clientes e parceiros. Daniel Simões, diretor comercial da J.Simões, garante que será o primeiro apartamento decorado totalmente inteligente, inclusive usando IOT (Internet das Coisas) com o uso da Amazon Alexa.

Quer saber mais sobre o J.Smart? Acesse www.jsmart.com.br

FONTE: O POVO ONLINE