Horto Florestal Municipal é entregue após requalificação

LOCALIZADO ao lado do zoológico municipal, Horto é opção de passeio com crianças EVILÁZIO BEZERRA

Não há espaço na Cidade mais agradável ao passeio em Fortaleza que o Horto Municipal Falconete Fialho. Pelo menos para Fernanda Michele Vieira, 23. “Aqui é grande, agradável e eu aprendi uma profissão”, aponta ela, egressa do Sistema Penitenciário e que, na busca por um ofício, está concluindo um curso de jardinagem na Escola Ambiental do Horto — uma parceria da Prefeitura com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus). O grande jardim de 8,6 hectares, localizado no bairro Passaré, passou por uma reforma e é um convite à visitação.

Parquinho infantil, uma praça, sala de aula para práticas ambientais, área destinada exclusivamente para abrigar mudas para doação à comunidade. Tudo isso se completa com o imenso jardim para qualquer lado. Vladimir Sena, gerente de Manutenção de Praças e Canteiros, da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor), avisa que é do Horto que saem entre 90% e 95% das mudas plantadas nas vias públicas do Município.

Os 8,6 hectares do Horto são responsáveis pelas 132 mil mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais produzidas em 2017. Um aumento de 174% em relação ao ano anterior, quando a quantidade chegou 50 mil. De acordo com Sena, são quatro os setores de plantio: plantas medicinais e de fitoterápicos; mudas de palmeiras, com palmeiras imperiais, açaís e palmeiras de leque; espécies arbóreas, incluindo os ipês e flamboyants e as árvores frutíferas, como jambo, tamarindo e maracujá; e, por último, setor de mudas ornamentais, como as de mini-lacre, violeteira, vinca e dracenas.

Por ser um ambiente murado e com guardas municipais fazendo a ronda, a sensação de segurança, ainda de acordo com Sena, é um diferencial do parque. “As pessoas se sentem à vontade e livres aqui”, diz. (Angélica Feitosa)

SERVIÇO 

Horto Florestal Municipal Onde: Avenida dos Paroaras, 100 – Passaré (ao lado do Zoológico Municipal Sargento Prata) Visitação: Dias úteis, de terça a sexta, das 9 às 16 horas. Entrada gratuita Informações: 3105 2003

BAILINHO HOJE A banda Pacote de Biscoito, que usa diversas metodologias de educação musical, é a atração do Baile Infantil no Horto Florestal Municipal hoje, das 8h30min às 10h30min.

Fonte: O POVO Online