Passagem de nova linha de ônibus que liga Aeroporto à Beira Mar vai custar R$ 10

Começou hoje a operação da linha de ônibus 917 – Aeroporto/Beira Mar, que vai deslocar passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins ao setor hoteleiro na Beirar Mar, com rota contrária. A tarifa é única – não aceita meia nem Bilhete Único – e custará R$ 10. Inicialmente, dois veículos modelo Top Bus farão a rota que se inicia às 6h30min e vai até às 22h30min, com intervalo de cerca de  uma hora de espera entre um ônibus e outro.
Em viagem inaugural realizada na manhã desta quarta-feira, 28, o titular da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, afirmou que a demanda se fez mais urgente com a compra do aeroporto pela Fraport e os hubs da Air-France KLM.
“É uma linha essencial para uma cidade turística como Fortaleza. A demanda era menor, mas agora, com a concessão do Aeroporto, o fluxo de passageiros aumenta, muitas pessoas viajam sozinhas, a própria Fraport reconhece a demanda.”, pontua.
Estavam presente também na inauguração o presidente do Sindiônibus Dimas Barreira e o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) além de representantes do ramo turístico. Pedro Carlos da Fonseca, coordenador do Fórum de Turismo do Ceará diz que é preciso uma divulgação ampla e afirma que isso coloca a Cidade em outro patamar. “À medida que os voos internacionais passam por grandes transformações existe também um grande fluxo de passageiros. Aí que entra a linha Aeroporto/Beira Mar. É preciso dar opções para os turistas”, avalia.
Alexandre destaca que o turista, em especial o que viaja só, vai ter uma opção mais barata de transfer para hotéis para além dos táxis credenciados do Aeroporto e aplicativos de transporte particular, como a Uber e a 99Pop.  Ele ressalta que a Prefeitura pretende otimizar o serviço. Em parceria com o Sindiônibus, a Setfor está elaborando um plano de marketing para parcerias com empresas do ramo turístico. Os ônibus poderão ser envelopados e ter mais serviços adicionados como por exemplo televisão”, diz Alexandre, que pondera o fato de a linha poder se tornar autosuficiente a partir desses insumos.
De acordo com Bonfim Bezerra, engenheiro e diretor técnico da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor), o valor da passagem foi estipulado em função da quilometragem e do caráter inicial de observação da demanda. Não é a primeira vez que o município tenta emplacar esse tipo de transporte. Na Copa do Mundo de 2014, um ônibus convencional fazia o trajeto por R,20 durante o torneio.
Com ar-condicionado, capacidade para 30 pessoas e espaço para armazenamento de bagagens, na avenida Beira Mar, a cada 300 metros o ônibus faz paradas para contemplar a rede hoteleira. Além de paradas nos pontos tradicionais da Capital, serão implantandos paradas de ônibus específicas. Bonfim Bezerra garante que, em breve, a linha 917 estará no aplicativo Meu Ônibus, mantido pela prefeitura, que mostra os horários de coletivos.
Hop On Hop Off
O secretário do Turismo afirmou que “daqui a 90 dias, no mais tarde 120 dias”, mais um incremento turístico será implantando em Fortaleza: são os ônibus Hop On Hop Off, veículos de dois andares que circularão por pontos turísticos da Capital. Passageiros poderão subir e descer dos ônibus com facilidade.
Fonte: O POVO Online