Polícia Civil recupera carga de botijões de gás avaliada em R$ 150 mil

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) recuperou uma carga de botijões de gás avaliada em R$ 150 mil. O material foi localizado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na última terça-feira, 30. Duas pessoas suspeitas de roubar e tentar vender os botijões foram presas.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os 416 botijões de gás estavam em um terreno localizado no bairro Tabapuá. De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O) da empresa proprietária da carga, o roubo foi registrado na cidade de São Luis do Curú, a 77 km de Fortaleza, no último dia 27 de julho, três dias antes do material ser localizado.

As prisões dos suspeitos

Os policiais civis prenderam Paulo Sérgio Domingos de Matos, de 50 anos, conhecido como “Sérgio Banguelo”, no próprio veículo. Ele possui 12 antecedentes criminais por roubo de carga, furtos, receptação e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito já havia sido preso pela DRFVC em anos anteriores.

Ainda nas diligências, a Polícia Civil chegou a uma propriedade usada para esconder a carga, onde foram encontrados os botijões. A equipe chegou a José Vilane Marques, de 50 anos, sem antecedentes criminais, que confirmou ser o dono da propriedade. Ambos foram detidos e autuados por receptação. A DRFVC atua no intuito de prender outras pessoas envolvidas no esquema.

Roubo de cargas

Ao todo, os roubos de cargas tiveram queda de 64% no primeiro semestre de 2019. Durante os seis meses de 2018, foram registrados 147 roubos. No mesmo período deste ano, esse número caiu para 53 casos. Em junho, segundo mês com maior redução neste ano até o momento, a queda foi de 77%, indo de 26 crimes para seis.

Em maio a redução foi de 60%, passando de 30 casos para 12, no mesmo período de 2019. Em abril, o índice criminal foi de 20, e em 2018 e caiu para 11, o que corresponde à redução de 45%. De todos os meses deste ano, março foi o período com a maior queda, indo de 26 casos para cinco, o que equivale a uma redução de 81%.

Fevereiro registrou queda de 52, indo de 21 para 10 casos. Por último, janeiro registrou nove crimes, com uma queda de 63%, quando comparado ao primeiro mês do ano passado, quando ocorreram 24 roubos.

Fonte: O POVO Online