Reunião na Etiópia não foi uma mentira de Lula para fugir do País

Marcada para o fim de janeiro, reunião do ex-presidente Lula (PT) na Etiópia é acusada de ter sido “inventada” pelo petista para “fugir da cadeia”, em blogs e publicações em redes sociais. A informação, contudo, é falsa, conforme a União Africana (AU, do inglês African Union), organizadora do evento, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, do inglês Food and Agriculture Organization), que fez parceria com o Instituto Lula para a iniciativa.

Inicialmente veiculada pelo blog do jornalista Augusto Nunes, da revista Veja, a informação é de que outro jornalista, Carlos Brickmann (do blog Chumbo Grosso), contou que Lula havia antecipado para janeiro a viagem a Adis Abeba, na Etiópia, para “um encontro que ocorrerá no fim de fevereiro em Cartum, no Sudão” e que não existiu “nenhum congresso do gênero em andamento”.

Calendário de fevereiro da FAO relacionando 30ª Reunião Regional em Sudão, o que teria originado a confusão. (Foto: FAO)
Calendário de fevereiro da FAO relacionando 30ª Reunião Regional em Sudão, o que teria originado a confusão. (Foto: FAO)

Consulta a reuniões regionais de promoção da FAO podem ter gerado a confusão da realização dos eventos. No site da FAO, realmente se encontra uma 30ª Conferência Regional pela África (ARC, do inglês Africa Regional Conference) a ser realizada apenas entre os dias 19 e 23 de fevereiro, e não na Etiópia, mas no Sudão.

Release da FAO, noticiando a presença de Lula na 30ª Cúpula da União Africana (Foto: FAO)
Release da FAO, noticiando a presença de Lula na 30ª Cúpula da União Africana (Foto: FAO)

Como o evento que teria a participação de Lula também está na sua 30ª edição, a coincidência pode ter ajudado a trocar as bolas em relação às viagens. A presença do ex-presidente era esperada para a 30ª Cúpula da União Africana (AU), uma organização internacional que integra os países africanos. A participação de Lula foi devidamente noticiada pelo site da FAO, que levou o petista para a AU em trabalho conjunto com o Instituto Lula.

30ª Cúpula da União Africana
Release oficial da União Africana (AU) sobre presença de Lula, no dia 27 de janeiro (Foto: União Africana)

site da AU também divulga, logo na capa, a realização da 30ª Cúpula – sob o título de “Vencendo a luta contra a Corrupção: Um caminho sustentável para a transformação da África” –, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de janeiro, em Addis Abeba, na Etiópia.

Nos detalhes das conferências da Cúpula, está registrada participação de Lula no dia 27 de janeiro para o um “evento especial” de “alto nível”, com o nome de “Acabando com a fome na África” – exatamente como noticiou a FAO, chamando a reunião de “Alcançar a Fome Zero na África”.

DANIEL DUARTE – O POVO Online