Senai e UFC devem fechar acordo para construção de foguete

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) devem assinar convênio para a construção de um foguete de propulsão híbrida, denominado de Hermes-1.

O documento passará ainda pela análise do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, e deve ser assinado em breve. O projeto do Hermes-1 prevê o seu lançamento no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN).

Comenta-se que o projeto é uma das meninas dos olhos do reitor da UFC, Henry Campos, e prevê a participação de alunos dos cursos técnicos em mecânica, automação, mecatrônica e soldagem, com a supervisão de professores e especialistas técnicos de ambas as instituições.

O diretor-regional do Senai-Ceará, Paulo André Holanda, conta que a parceria entre o Senai e a UFC, através do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe), é coordenada pelo professor Claus Wehmann. O projeto ganhou o título de “Missão Dragão do Mar”.

Mais uma promessa

ÁGUA DO SÃO FRANCISCO ATÉ O FIM DE 2018

Ontem, o ministro da Integração Nacional, Carlos Marun, prometeu recursos extras para que águas do Rio São Francisco cheguem à Região Metropolitana de Fortaleza até o fim do ano. Eis mais uma promessa, mais uma data. Caso as obras sejam concluídas, além do abastecimento, surgirá uma perspectiva nova de desenvolvimento para o interior, além da garantia do abastecimento.

RÁDIOO POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta

FACEBOOK Curta a nossa página: facebook/opovocbn

TV Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal:tv.opovo.com.br/povoeconomia

Marquise Ambiental

APORTES NO CEARÁ E EM SÃO PAULO

A Marquise Ambiental aplicará R$ 68 milhões em duas operações de grande porte em São Paulo e no Ceará. A primeira será na construção de um aterro sanitário, em Osasco (SP). Já a segunda terá foco na expansão da capacidade GNR Fortaleza, usina de aproveitamento de biogás, localizada em Caucaia (CE).

 Material de construço 2

Indicador de reação da economia

A Pesquisa Abramat revela que, no Brasil, no acumulado do ano até aqui, a alta nas vendas no material de construção foi de 1,2%. Esse é um bom termômetro para o setor imobiliário, revelando uma tendência de retomada do segmento.

Cimento Apodi

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO NACIONAL

O presidente da Cimento Apodi, Adauto Farias, e o superintendente, Emmanuel Mitsou, participarão do 60º Congresso Brasileiro do Concreto, que acontecerá em Foz do Iguaçu, de 17 a 21 de setembro. Ambos irão apresentar a experiência dos controladores internacionais no Brasil.

Fonte: O POVO Online